Falta Técnico...

 Jacaré é substituído após sentir dores na coxa — Foto: Gabrielle Gomes    

 Como o Bahia pode aproveitar "folga" no calendário com data Fifa

Tricolor só volta a campo no dia 21 de junho, contra o Palmeiras, na Fonte Nova

Por Rafael Teles — Salvador

A "folga" com a data Fifa chega em boa hora para o Bahia. O empate com o Cruzeiro, no último sábado, aumentou para oito o número de jogos sem vitórias e manteve o Tricolor perto do Z-4 no Campeonato Brasileiro. Com 11 dias até o próximo compromisso, o Esquadrão busca aproveitar bem o tempo para fazer ajustes e recalcular a rota na competição nacional.

Elencamos pontos importantes para time tricolor trabalhar nos próximos dias.

1. Recuperar jogadores

As últimas partidas do Bahia foram marcadas por uma longa lista de desfalques. O Tricolor tem o departamento médico cheio, com nomes importantes como Biel e Jacaré. Embora a dupla tenha retorno descartado para a partida contra o Palmeiras, outras jogadores podem voltar a ficar à disposição de Renato Paiva nos próximos dias.

Confira a lista completa do DM do Bahia:

·         Ademir: lesão no adutor da coxa;

·         Biel: lesão na região posterior da coxa;

·         Jacaré: lesão na região posterior da coxa;

·         Yago Felipe: lesão na panturrilha;

·         Matheus Bahia: lesão na coxa;

·         Marcos Victor: em fase de transição após lesão ligamentar no joelho direito;

·         Raul Gustavo: em recuperação de lesão no joelho.

O tempo sem partidas vai ajudar também a aliviar o desgaste de jogadores que estavam "no vermelho". Durante entrevista coletiva, Renato Paiva usou Rezende como exemplo para esse cenário.

- Questão das lesões, uma tem a ver com menos rotatividade. Não gosto de olhar para a casa dos outros, mas em outras equipes é igual ou maior que a nossa, o calendário que temos. Estamos a trabalhar sempre como trabalhamos, para mim a equipe tem desgaste, em especial o Rezende e o Ryan, e os outros que entraram não aguentam partida inteira. (...) Questão física, e há uma coisa que é verdade, nem no Independiente, nem no Benfica, nem no León, tivemos tantas lesões musculares. Quase nenhuma. Para mim, é o peso do calendário - avaliou o treinador.

2. Ajustar lateral

A lateral esquerda é uma posição sem dono no Bahia em 2023. Chávez, Matheus Bahia e Ryan alternaram a titularidade sem que nenhum deles conseguisse convencer o torcedor de que merece a condição.

Jogos como titular na lateral esquerda do Bahia em 2023:

·         Chávez: 14

·         Matheus Bahia: 11

·         Ryan: 11

Ryan foi titular nos últimos três jogos, mas desfalca o time contra o Palmeiras para cumprir suspensão automática. Com Matheus Bahia no departamento médico, a tendência é que Chávez assuma a vaga no onze inicial, e aí o tempo vai ser importante para que Renato Paiva faça ajustes no comportamento defensivo do lateral.

Há ainda o risco dele não estar apto para jogar os 90 minutos. Renato Paiva alertou para o perigo ao lembrar que o lateral vem de uma recente lesão no tornozelo.

- O Chávez saiu lesionado há dois jogos, tornozelo, contra o Inter. Tive que o tirar. Continua a não ter mobilidade suficiente para jogar, não é por jogar em casa ou fora. Agora vem um espaço de tempo para enfrentar o Palmeiras. Ryan não pode, está suspenso. Se o Chávez não tiver preparado, terei que arrumar outra solução - disse Paiva.

Uma opção é usar Rezende por ali.

O volante, que sob o comando de Paiva teve sequência como zagueiro, também já entrou em campo como lateral-esquerdo no Bahia. A situação aconteceu durante a Série B do ano passado, quando o Tricolor era comandado por Enderson Moreira.

3. Desequilíbrio defesa e ataque

O tempo livre para treinamento vai ser importante para Renato Paiva equilibrar os desempenhos do ataque e da defesa tricolor. De acordo com avaliação do próprio treinador, o setor ofensivo tem criado muitas chances, mas marcado poucos gols. Ao mesmo tempo, o sistema defensivo permite poucas finalizações e ainda assim é regularmente vazado.

- Aproveitar o espaço que temos para trabalhar. Melhorar a equipe coletivamente e individualmente. De fato fase má, em que nós por detalhes não ganhamos os jogos. (...) Temos sido penalizados pelo número de chances que criamos e ineficácia, e pelo pouco número de finalizações que concedemos e que marcam os gols - afirmou o treinador do Bahia.

Com dez rodadas disputadas na Série A, o Bahia tem a quinta pior defesa, com 16 gols sofridos. O ataque é o quarto pior, com onze gols marcados.

A 11ª rodada da Série A está marcada para o dia 21 de junho. O Bahia recebe o Palmeiras, às 21h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova. O objetivo do Tricolor é usar os dias livres para fazer ajustes antes de enfrentar o vice-líder do Brasileirão.

Programação até a próxima partida:

·         Segunda e terça - Folga;

·         Quarta-feira - Treino no CT Evaristo de Macedo, às 10h (de Brasília)

·         Quinta-feira - Treino no CT Evaristo de Macedo, às 10h (de Brasília);

·         Sexta-feira - Treino no CT Evaristo de Macedo, às 10h (de Brasília);

·         Sábado - Folga;

·         Domingo - Treino no CT Evaristo de Macedo, às 10h (de Brasília);

·         Segunda-feira - Treino no CT Evaristo de Macedo, às 10h (de Brasília);

·         Terça-feira - Treino no CT Evaristo de Macedo, às 10h (de Brasília);

·         Quarta-feira - Bahia x Palmeiras, às 21h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova.

 

Postar um comentário

0 Comentários