Flamengo repete em 2026 planejamento que deu certo com Arrascaeta em 2025? Compare
Relacionado para o jogo contra o Vitória, nesta terça, em Salvador, uruguaio está próximo do 100º gol pelo clube...
Jogador mais decisivo do Flamengo em 2025, Arrascaeta ainda não conseguiu encontrar a forma ideal nesse início de temporada. Prestes a chegar aos 100 gols com a camisa rubro-negra, o uruguaio volta ao Barradão nesta terça-feira, estádio em que balançou a rede pela primeira vez no Brasileirão passado, para tentar reencontrar os bons momentos.
Em 2025, o Flamengo traçou um planejamento especial para Arrascaeta, com menos tempo em campo no início da temporada, e o uruguaio correspondeu. O camisa 10 viveu seu melhor ano na carreira, em termos de títulos, números e desempenho. Com a mudança no calendário brasileiro em 2026, no entanto, Arrasca vem sendo acionado com mais frequência devido à importância dos jogos. Mas isso tem significado mais minutos em campo?
Poupado na partida do Carioca no fim de semana, contra o Sampaio Corrêa, Arrascaeta jogou 193 minutos até aqui em 2026, sendo reserva na estreia e começando os dois jogos seguintes. Nesse mesmo recorte de 2025, ele foi reserva nas três primeiras partidas do time principal, inclusive na Supercopa, entrando no segundo tempo e somando 109 minutos. Depois, passou a ser titular e praticamente não saiu mais quando foi relacionado.
Ou seja, o uruguaio jogou 84 minutos a mais comparado ao mesmo período do ano passado. A principal diferença talvez seja o peso dos jogos, uma vez que o Campeonato Brasileiro começou mais cedo neste ano. Arrascaeta disputou as duas primeiras rodadas, contra São Paulo (entrou no segundo tempo) e Inter, e está relacionado para a partida contra o Vitória, nesta terça, em Salvador.
No ano passado, por exemplo, Arrascaeta participou de seis dos 11 jogos do Flamengo na Taça Guanabara. Foi titular em quatro partidas e, em apenas uma delas, ficou em campo por 90 minutos. Neste ano, o camisa 10 ainda não entrou jogou no Carioca.
No início do ano, o meia retornou ao time depois dos companheiros. Mesmo com a volta da equipe principal para os clássicos com Vasco e Fluminense no Estadual, Arrascaeta optou por manter o planejamento inicial da pré-temporada e só estrear no Brasileirão. Assim como alguns jogadores do elenco, ele ainda aparenta uma forma física aquém do que se espera. Para Filipe Luís, porém, a melhora só virá com mais minutos em campo.
A ideia do Flamengo é tentar repetir o plano que deu certo na melhor temporada da carreira do jogador, que fez 64 jogos, 20 gols e deu 20 assistências. O desafio, porém, está no começo de ano com diversos jogos importantes, além da Copa do Mundo. A expectativa é que o camisa 10 seja convocado e, assim como fez com De la Cruz, o clube também conversa com a seleção uruguaia constantemente para alinhar o aspecto físico quando o meia está fora.
Foi diante do Vitória que o uruguaio abriu o caminho para os 18 gols marcados no Campeonato Brasileiro do ano passado. Em abril, ele inaugurou o placar já no segundo tempo e viu Bruno Henrique garantir os três pontos nos minutos finais. Nesta terça, às 21h30 (de Brasília), pela terceira rodada, o Fla busca a primeira vitória na competição depois de uma derrota para o São Paulo na estreia e um empate com o Internacional em casa.
Arrascaeta soma 99 gols com a camisa rubro-negra. Ele marcou diante do Inter, de pênalti, e busca o 100º em meio às partidas decisivas que o Flamengo vive. O uruguaio também atingiu a marca de 120 participações em gols no Brasileirão pelo clube, com 56 gols e 64 assistências.
O Flamengo é o 13º colocado do Brasileirão, com apenas um ponto. A equipe garantiu a classificação às quartas do Carioca com a goleada sobre o Sampaio Corrêa no fim de semana e tenta manter o embalo.

0 Comentários