Palmeiras empolgou após Abel apostar em Flaco e Roque e é premiado com vaga encaminhada
Verdão faz 3 a 0 com 30 minutos de jogo, goleia e encaminha vaga às quartas de final da Libertadores. Novidade de Abel Ferreira é ponto alto na vitória em Lima, no Peru
Por Thiago Ferri — São Paulo
O torcedor do Palmeiras não tem o que reclamar da noite de quinta-feira. A goleada por 4 a 0 sobre o Universitario em Lima, no Peru, encaminhou a classificação para as quartas de final da Conmebol Libertadores e, principalmente, mostrou um caminho promissor para a equipe resolver os problemas ofensivos.
Isto se deu pela novidade tática de Abel Ferreira: Flaco López e Vitor Roque começaram jogando juntos, depois do bom desempenho domingo, no segundo tempo contra o Ceará.
Os dois são centroavantes, mas tiveram atribuições distintas no estádio Monumental de Lima: enquanto o camisa 9 era a referência, Flaco jogava mais atrás, quase como um 10. Mauricio atacava pela direita, e Sosa, pela esquerda.
Desde os primeiros ataques do Palmeiras, a dupla se procurou, buscando tabelas, jogo por dentro, uma opção pouco explorada pela equipe nos últimos jogos.
Na primeira tentativa, Flaco deixou Vitor Roque na cara do gol; pênalti em cima do Tigrinho, convertido por Gustavo Gómez: 1 a 0 com seis minutos de jogo. Aos 11, o camisa 9 retribuiu e deu a assistência para López chutar forte e fazer 2 a 0.
É fato que o Universitario mostrou muitas deficiências defensivas, mas o Verdão teve mérito para forçar erros, criar não apenas com jogadas de lado de campo e transformar o domínio em gols. Usar dois atacantes com presença de área deu ao Palmeiras mais soluções.
O fato de ambos terem também mobilidade acabou tornando a dupla ainda mais perigosa. Enquanto Flaco baixava para jogar mais próximo de Lucas Evangelista e Mauricio, Vitor Roque usava a velocidade para atacar as costas da defesa peruana. Numa de suas arrancadas, o camisa 9 fez o terceiro gol. Eram 30 minutos do primeiro tempo, e o Verdão já vencia por 3 a 0 fora de casa.
A larga vantagem obtida rapidamente diante de um adversário fraco condicionou o confronto. A equipe de Abel Ferreira começou a dosar a energia. A expulsão de Riveros, com cinco minutos do segundo tempo, deixou a vida alviverde ainda mais fácil.
Depois de Flaco López transformar o jogo em goleada, o técnico do Palmeiras logo o tirou, junto de Vitor Roque.
Abel admitira no domingo que precisava encontrar soluções para deixar sua equipe mais criativa. Há que se pesar a fragilidade do adversário, mas a nova dupla de ataque trouxe uma característica que o Verdão não vinha apresentando.
Pode não ser uma opção para todo jogo, mas é um novo caminho. Que traz esperança de um desempenho melhor na sequência do mata-mata da Libertadores e Brasileirão.
0 Comentários