GRUPO DO BAHIA E INTERNACIONAL!

 Grupo do Bahia e do Inter na Libertadores 2025: veja análise dos adversários

Baianos e gaúchos medem forças já na primeira rodada e terão pela frente duas equipes tradicionais no torneio; confira detalhes

Por Rafael Teles — Salvador




Bahia e Internacional vão dividir o Grupo F da Libertadores com Nacional-URU e Atlético Nacional-COL. Os brasileiros conheceram seus adversários na noite desta segunda-feira, em sorteio realizado pela Conmebol. Vale lembrar que por ter vindo do Pote 4, o Tricolor não tinha restrições e poderia cair ao lado de qualquer equipe, inclusive as brasileiras, como aconteceu.

Baianos e gaúchos se reencontram na Libertadores após 36 anos. Eles também dividiram grupo na edição de 1989, a última disputada pelo Bahia. No mesmo ano, os times foram rivais também nas quartas de final, onde o Internacional levou a melhor. Lembre os confrontos abaixo:

Internacional 1 x 2 Bahia - primeira rodada do Grupo 2

Bahia 1 x 0 Internacional - quarta rodada do Grupo 2

Internacional 1 x 0 Bahia - quartas de final ida

Bahia 0 x 0 Internacional - quartas de final volta

Em 2025 Bahia e Internacional vão medir forças também contra Nacional e Atlético Nacional. Veja abaixo algumas informações sobre os rivais dos brasileiros no Grupo F da Libertadores.

Nacional (Uruguai)

O Nacional é um dos times mais tradicionais do continente. A equipe uruguaia é dona de três Libertadores (1971, 1980 e 1988) e uma Recopa Sul-Americana (1989), além de ser recordista de participações na principal competição do continente. As glórias do Rey de Copas, no entanto, ficam no passado. O time não disputa uma semifinal desde 2009, quando caiu para o Estudiantes. Ano passado, eles foram até as oitavas e terminaram eliminados pelo São Paulo.

Estádio: o Nacional manda suas partidas no Estádio Gran Parque Central, que tem capacidade para 34 miil torcedores. O estádio foi inaugurado em 1900 e recebeu partidas da primeira Copa do Mundo, em 1930. Ele já passou por uma série de reformas, a mais recente delas em 2005. O Rey de Copas também pode mandar jogos no Estádio Centenário, um dos principais palcos do futebol sul-americano, e que recentemente recebeu a final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo.

Treinador: Martin Laserte é um experiente treinador de 63 anos que acumula títulos nacionais no futebol do Uruguai e do Chile. Em 2024 ele assumiu o Nacional pela terceira vez e tem a missão de repetir o sucesso do passado, quando foi tricampeão nacional com o clube. Outro momento importante da carreira do treinador foi escrito à frente do Real Sociedad, equipe com a qual ele foi campeão da Segunda Divisão da Espanha em 2009/10.

Craque: o principal jogador do Nacional é um velho conhecido do futebol brasileiro, principalmente do Internacional. Nico López defendeu o Colorado entre 2016 e 2019, período em que marcou 40 gols com a camisa da equipe gaúcha. Nico é cria da base do Nacional e está em sua terceira passagem pelo clube. Aos 31 anos, começou bem a temporada e soma cinco gols e uma assistêcia em seis jogos.

— O Nacional é a equipe com mais participações na história da Libertadores. Em 2025 ele vai disputar a competição pela 52ª vez, a 29ª consecutiva. No Campeonato Uruguaio está na quarta posição depois de uma largada irregular. A equipe é treinada por Martin Laserte, que já teve outras passagens pelo clube e foi campeão nacional três vezes. Dentro de campo a principal referência é Nicolas "Diente" Lopez, que já defendeu o Internacional no passado — resumiu o jornalista uruguaio Pablo Borgogno, da Radio Carve Deportiva.

Atlético Nacional (Colômbia)

O Atlético Nacional é dono de dois dos três títulos colombianos na Libertadores. Os Verdes ficaram com a taça em 1989, e mais recentemente em 2016, ano em que também chegaram à final da Copa Sul-Americana. Nas últimas temporadas, as campanhas foram discretas e o mais longe que o clube chegou foi até às oitavas de final em 2023.

Estádio: O Atlético Nacional manda seus jogos no Atanasio Girardot, com capacidade para 44 mil pessoas em Medelín. Inaugurado em 1953, o local é na verdade um complexo esportivo e recebe diversos eventos na cidade. Um desses eventos foi a homenagem às vítimas do acidente aéreo com o time da Chapecoense, em novembro de 2016.

Treinador: Javier Gandolfi, de 44 anos, assumiu a equipe colombiana no início deste ano e já tem o título da Supercopa da Colômbia, conquistado nos pênaltis após empate com o Atlético Bucaramanga. Esse é apenas o terceiro trabalho da carreira do técnico argentino, que antes dirigiu o Talleres e o Independiente del Valle. Com os equatorianos, ficou na primeira fase da Libertadores em 2024.

Craque: o experiente goleiro David Ospina é a referência do Atlético Nacional. Depois de mais de 15 anos fora do país, ele retornou ao clube que o revelou, foi campeão nacional e vai defender a equipe na Libertadores. Ospina passou boa parte dos anos dois mil como titular na seleção da Colômbia e também vestiu as camisas de Nice, Arsenal e Napoli na Europa.

— O Atlético Nacional volta a fase de grupos da Libertadores de forma direta depois de ser campeão do último semestre na Colômbia. O Verde de Medelín tem um dos melhores elencos do país, com figuras consagradas como o goleiro David Ospina e novatos com grande potencial e habilidade, como Marino Hinestroza e Andres Roman — contou a jornalista colombiana Marina Granziera, da Caracol TV.

Os jogos

As datas dos seis jogos de Bahia e Internacional na Libertadores ainda não foram definidas, mas os clubes já sabe a ordem das partidas e também quando serão mandantes e visitantes. Veja abaixo:

Bahia

🏠 Bahia x Internacional

✈️ Nacional x Bahia

🏠 Bahia x Atlético Nacional

🏠 Bahia x Nacional

✈️ Atlético Nacional x Bahia

✈️ Internacional x Bahia


Internacional

✈️ Bahia x Internacional

🏠 Internacional x Atlético Nacional

🏠 Internacional x Nacional

✈️ Atlético Nacional x Internacional

✈️ Nacional x Internacional

🏠 Internacional x Bahia

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final da Libertadores. Já o terceiro colocado ganha a chance de seguir com um calendário continental e vai disputar o Playoff da Copa Sul-Americana.

Postar um comentário

0 Comentários