PROBABILIDADES...

Chances Série A: Palmeiras voltou a ter mais possibilidade de título com 45% após tropeço do Flamengo

Rubro-Negro está com 41% de chances de erguer a taça, Cruzeiro permanece com seus 12%, Botafogo tem importante vitória na disputa pelo G-4, e Vitória é a bola da vez para sair do Z-4

Por Rodrigo Breves e Valmir Storti — Rio de Janeiro





A tendência do Campeonato Brasileiro mudou pela terceira rodada consecutiva. Se o Flamengo tinha invertido as possibilidades de título no fim de semana, a maré verde voltou a crescer e elevou de 37,82% para 45,45% as chances de o Palmeiras ser campeão após a vitória fácil contra o Vasco, no Allianz Parque. Os rubro-negros perderam a oportunidade de manter o favoritismo ao empatar com o Cruzeiro, no Maracanã, e viram as chances de título recuarem de 48,90% para 41,34%.

A liderança do Brasileirão segue com o Flamengo, mas o Maracanã deixou de ser um fator de desequilíbrio: a equipe carioca só empatou as últimas três partidas na principal competição nacional. São três pontos de vantagem sobre o agora vice-líder Palmeiras, que tem um jogo a menos que o atual primeiro colocado e o mesmo número de vitórias. O que significa que a liderança pode mudar de mãos já na 27ª rodada desde que o Alviverde vença o clássico contra o São Paulo, no Morumbis, e o Fla seja derrotado pelo Bahia, em Salvador.

A situação do Cruzeiro pouco se alterou em relação às chances de título mesmo perdendo a oportunidade de tirar vantagem do Flamengo, que segue quatro pontos à frente e tem um jogo a menos, e perdendo a segunda posição para o Palmeiras. A Raposa estava com 12,42% de possibilidade de ser campeão e ficou com 12,54%. Isso porque o Flamengo era o favorito no confronto. Embora o Rubro-Negro não tenha confirmado essa condição, a vitória cruzeirense era o resultado menos provável. Não dá para descartar a equipe celeste da disputa, até porque um resultado positivo contra o lanterna Sport no fim de semana somado a tropeços de seus dois concorrentes, que têm jogos difíceis, podem reacender as esperanças do time mineiro. Nesse cenário, o Cruzeiro passaria a ter apenas um ponto a menos que o líder Flamengo, embora já tenha disputado um jogo a mais.



As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.811 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.

Se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.

Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam quando as chances não acompanham exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno.

Os dados ajudam a calcular o potencial que cada equipe tem para vencer os jogos restantes, considerando mando de campo e outras características ao fazer 10 mil simulações para cada partida a ser disputada.

Chances de permanência

Por mais uma rodada, e será assim na próxima também, o Z-4 do Brasileirão permaneceu com seus integrantes inalterados, mas houve movimentação. A principal foi a do Vitória que, no segundo jogo sob a batuta de Jair Ventura, conseguiu um bom resultado diante do Ceará. Com isso, as chances de permanência na Série A subiram de 12,42% para 21,43%. Para consolidar o crescimento seria necessário surpreender o Vasco, no Rio, já neste fim de semana.

Juventude e Sport até conquistaram um pontinho em empates suados contra Atlético-MG e Fluminense, respectivamente, mas foi não o suficiente para reverter a sua atual situação. As chances de a equipe gaúcha de seguir na elite do futebol brasileiro está em 19,54% e as do time pernambucano, em apenas 3,04%.

Quem teve o potencial de permanência reduzido foi o Fortaleza. Derrotado em casa pelo São Paulo, teve interrompida sua tendência de subida na tabela de classificação. Assim, a probabilidade de seguir na Primeira Divisão foi para 14,95%. Tinham ido a 22,02% após vencer o confronto direto contra o Sport no último fim de semana.

Primeira equipe fora da zona de perigo, o Santos não está conseguindo subir na tabela de classificação e, consequentemente, vai se complicando também nas chances percentuais de permanência. Depois do fim de semana, estava com 81,50% e, após o empate em casa contra o Grêmio, seu potencial varioou para 79%. Mas enquanto o quarteto de baixo não consegue uma reação consistente, isso vai sendo suficiente.


Chances de Libertadores

Pela regularidade, difícil imaginar que Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro percam suas vagas para a próxima Libertadores, e chances de G-6 acima de 99% para o trio comprovam essa tendência. A disputa para estar na competição continental deve se acirrar cada vez mais entre Botafogo, Mirassol, Bahia, São Paulo e Fluminense.

O resultado mais importante desse grupo de aspirantes à disputa continental de 2026 nesta 26ª rodada foi do quarto colocado Botafogo. O Alvinegro carioca bateu o Bahia, concorrente direto a uma dessas vagas, e viu suas possibilidades de G-6 irem a 87,78% - estava em 80,99% - e de G-4 passarem de 35,23% a 47,26%. O Tricolor baiano ainda está bem cotado especialmente a ficar entre os seis primeiros com 57,95%.

O São Paulo foi outro a recuperar fôlego por ter conseguido derrotar o Fortaleza, fora de casa. As chances de G-6 foram de 25,18% para 37,67%. Para seguir essa subida, o Tricolor Paulista precisa atrapalhar a caminhada de um seus principais rivais ao título, pois recebe o Palmeiras em seus domínios no próximo domingo.



Postar um comentário

0 Comentários